Colunas / Casa Sem Lixo

Comida não é lixo: sobre compostar e a importância de circular

Podemos dar outra vida para os alimentos que sobram em casa - iStock
iStock

Publicado em 19/04/2023, às 07h10 por Nicole Berndt


Acho difícil encontrar alguém que goste de falar de lixo e, mais difícil ainda, encontrar pessoas que estejam dispostas a resolver o problema do lixo – mesmo que ele seja gerado diariamente e passe por nossas mãos em diversos momentos do dia. Mas antes que você desista de continuar lendo este texto, afirmo que se estiver disposto a mudar seu ponto de vista, vai compreender que não escrevo sobre lixo.

Na maternidade, estamos sempre nos reinventando
Podemos dar outra vida para os alimentos que sobram em casa (Foto: iStock)

A ideia aqui é trazer um tema maravilhoso, importantíssimo, necessário da grande teia da vida! Vamos falar de comida! Parece até uma guinada… Fomos de um extremo a outro! Só que não. Basta pensar na bancada da cozinha, enquanto você prepara uma refeição deliciosa para sua família. Os cheiros, as texturas, as cores. Tudo parece ser tão saboroso, não é mesmo? Não apenas parece. É!

Poucos minutos ou horas depois, a história é outra. Até a refeição acabar e as sobras nos pratos ficarem por lá… Remexidas e descartadas. E agora? Agora você está diante de duas opções:

  • Opção 1: descarte os restos de comida dos pratos (inclusive as cascas e outras partes inutilizadas na preparação) juntamente com os rejeitos gerados na casa (ex.: papel higiênico). Resultado: tudo vira lixo, um lixo que precisa ser tratado, pois dessa mistura colheremos gases de efeito estufa no ar (Uiiii!).
  • Opção 2: encaminhe os restos de comida para compostagem (inclusive as cascas e outras partes inutilizadas na preparação). Resultado: elas continuarão no ciclo da vida. Voltam para a terra onde ajudam a manter a umidade do solo e sua textura, a controlar a acidez, servir de abrigo para organismos úteis, combater contaminações e liberar nutrientes para as plantas (Uauuu!).

Mas o que é compostagem?

Compostagem é a decomposição de materiais orgânicos por microrganismos, o que permite o reaproveitamento e a ciclagem dos nutrientes dos materiais orgânicos para as plantas. Em geral, 50% dos resíduos de uma casa são resíduos orgânicos. Ou seja, dando um bom encaminhamento para eles, você resolve metade “do problema”!

Segundo o professor Germano Guttler, da UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina), “Não tem como resolver o problema do lixo, se o principal componente da solução, ou da equação deste problema, não for você, a sua casa, sua família, seu local de trabalho.”. Foi durante uma palestra do professor Germano, sobre o Método Lages de Compostagem, que ouvi uma frase divisora de águas: “A comida não faz parte do ciclo do lixo. Ela faz parte do ciclo da vida”.

Ok Nicole, e agora? Quero resolver essa questão aqui em casa, mas moro em apartamento, ou vivo no meio da cidade… E o cheiro, e as moscas? Como fazer isso acontecer? É preciso encontrar um método de compostagem para chamar de seu. NESTE LINK encontrará informações que lhe ajudarão a tomar essa decisão. Além dos métodos existem empresas especializadas de composteiros que coletam o resíduo na usa casa e fazem este trabalho para você, saiba mais AQUI. Tenho certeza que encontrará a melhor opção para sua casa!

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Shantal e Renato Kalil - Créditos: Reprodução

Família

Médico que foi denunciado por violência obstétrica com Shantal vai voltar a fazer partos

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"