Colunas / Fora dos manuais

Vai (mais) um pitaco aí?

Como lidar com os julgamentos após o nascimento dos filhos - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 11/05/2023, às 08h02 por Beto Bigatti


Você conhece esse cenário: em primeiro plano, a vontade de acertar na educação do seu filho. Ao saber-se pai, tem início um caminho sem volta de pesquisa e leituras. Maratona-se qualquer material sobre paternidade. Alguns confiam no tal instinto, enquanto outros partem em busca de conhecimento. Em uma visita à livraria, montam robusta biblioteca sobre parentalidade. Guias, manuais e enciclopédias. Tudo em 10x no cartão para garantir que seremos os melhores pais possíveis.

Casal entra na justiça após mulher ter trompa errada retirada e ser impedida de engravidar
Como lidar com os julgamentos após o nascimento dos filhos (Foto: Shutterstock)

Depois, começa a peregrinação na internet. Sites, blogs e muita rede social. Em meio ao desconhecido, a vontade de acertar fala sempre mais alto. Justamente neste período, entre uma consulta do pré-natal e a ida à loja para escolher o berço, nos transformamos em presa fácil. Podemos nos perder na encruzilhada em meio a tanta informação. E não se engane: aquela sua tia chata cheia de palpites ser o menor dos seus problemas.

As intromissões na parentalidade sempre existiram, mas posso garantir para você que piorou. Basta anunciar a novidade que uma enxurrada de informação vem para te afogar. Até o algoritmo vai correr atrás de você. As redes sociais estão abarrotadas de gente palpitando numa potência muito maior do que as rodas de amigos e os almoços em família jamais poderão atingir. E pior, somos nós mesmos que abrimos a porta de casa para elas.

Muita gente com receita pronta. Muita perfeição. Não faltam julgamentos da sua parentalidade sendo entregues numa bandeja reluzente angustiando o pai que está apenas tentando fazer o seu melhor. Por isso sou contra manuais ou receitas infalíveis. Ambos carecem de vida real. Educar seu filho é uma experiência inédita no universo. Nunca antes alguém educou aquele ser que está sob sua proteção.

Se você chegar neste texto em meio ao universo de informação que te cerca, deixo uma sugestão honesta e amorosa: priorize quem entrega ferramentas e informação, e não quem te dá receita pronta ou exige cumprimento de modelos e padrões inatingíveis. Desconfie de fotos perfeitamente editadas e de discursos excessivamente lapidados. Conviva com quem agrega. Com gente de verdade. Que erra. Só essas pessoas podem ajudar uns aos outros. Nas redes e no abraço do dia a dia, escolha quem acolhe e esqueça quem julga. Mantenha os pitacos desnecessários bem longe da sua paternidade.

Veja também: Vacinas salvam vidas: tudo sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Vacina é um tema tão essencial que, pela primeira vez, a Pais&Filhos se uniu ao Ministério da Saúde e Crescer nessa causa. Estamos juntos para conscientizar a população sobre a importância da imunização contra a gripe e estimular a vacinação, com foco nos grupos prioritários.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Reprodução/Instagram

Família

Filha de Leonardo surpreende aparecendo com namorada no aniversário de Maria Alice

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Família

Mãe desaparecida por duas semanas é encontrada enterrada sob o piso da própria casa